quarta-feira, 28 de maio de 2008

Nomeados os novos bispos para as dioceses de Vacaria e Guarabira

O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 28, o padre Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo da diocese de Guarabira, no Estado da Paraíba, vacante desde novembro de 2006. Já para a diocese de Vacaria (RS), vacante desde janeiro do ano passado, foi nomeado bispo o Frei Irineu Gassen, OFM.
Padre Francisco, 44, é natural de Jardim do Seridó (RN), onde fez o ensino fundamental e médio. Cursou filosofia e teologia no Seminário Arquidiocesano de São José, da arquidiocese do Rio de Janeiro, e Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico no Rio de Janeiro.
Ordenado presbítero em 21 de julho de 1991, em Caicó (RN), padre Francisco foi administrador paroquial e vigário paroquial em várias paróquias da diocese de Caicó; reitor do Seminário Diocesano Santo Cura D´Ars; ecônomo da diocese; presidente do Departamento Diocesano de Ação Social; pároco em de São José do Seridó; pró-vigário geral e coordenador da cúria diocesana e articulador da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada no Regional Nordeste 2.
Atualmente, padre Francisco é professor de Direito Canônico na Faculdade de Teologia Cardeal Eugênio Sales, pároco da paróquia São Francisco de Assis, Membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral da diocese de Caicó.
Já o novo bispo de Vacaria, Frei Irineu, 65, é gaúcho, nascido em Formosa, Santa Cruz do Sul (RS), em 24 de novembro de 1942. Franciscano da Ordem dos Frades Menores (OFM), Frei Irineu fez o noviciado e Filosofia no Convento São Boa Ventura, em Daltro Filho, município de Imigrantes (RS). Cursou Teologia no Convento Santo Antônio, em Divinópolis (MG), e no Seminário Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Viamão (RS).
Frei Irineu recebeu a ordenação presbiteral em Santa Cruz do Sul, no dia 27 de julho de 1968. Dentre as muitas funções que exerceu, foi Mestre dos Noviços e professor no Seminário Menor de Daltro Filho; pároco da paróquia São Francisco de Assis, em Porto Alegre, e paróquia Cristo Rei, em Não-me-Toque, diocese de Passo Fundo (RS); secretário da Família Franciscana do Brasil, no Rio de Janeiro; superior da comunidade e reitor do Seminário do Curso Médio em Taquari (RS) e em Agudo (RS); superior provincial dos Franciscanos do Rio Grande do Sul.
Atualmente, Frei Irineu é pároco da paróquia São João Batista, em Daltro Filho, diocese de Caxias do Sul.

www.cnbb.org.br

terça-feira, 27 de maio de 2008

Eleita a nova articuladora nacional da PJB

O cargo de secretário nacional da Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) tem nome e ocupante novos. Segundo decisão da 15ª Assembléia da PJB, encerrada domingo, 25, em Samambaia, cidade satélite de Brasília (DF), a função agora passa a se chamar “articulação nacional” e será ocupada pela baiana Maria Aparecida de Jesus Silva, eleita neste domingo pelos participantes da assembléia. Ela substitui Silvano Silvero que foi secretário da Pastoral nos últimos três anos e meio.
“O trabalho em conjunto deve pautar os próximos anos com essa nova função que eu assumo a partir de hoje”, disse a nova articuladora nacional da PJB. Cidinha, como é conhecida entre os jovens das Pastorais da Juventude (PJs), vai se transferir para Brasília e atuará na articulação da PJB junto com um jovem de cada pastoral específica e o assessor do Setor Juventude da CNBB, padre Gisley Gomes. A Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) é composta pela Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral do Meio Popular (PJMP), Pastoral da Juventude Rural (PJR) e Pastoral da Juventude Estudantil (PJE).
Presidindo a celebração de encerramento da assembléia, o bispo auxiliar de Campo Grande (MS) e responsável pelo Setor Juventude da CNBB, dom Eduardo Pinheiro, afirmou que a PJB tem muito trabalho pela frente e que “é preciso cuidado e atenção para conseguir se fazer presente junto à juventude, principalmente para com a juventude que se encontra fora da PJ e que não conhece os trabalhos da Igreja com os jovens”. Ele pediu que os jovens engajados tenham amor à PJB. “Não precisamos esperar ser conhecidos, precisamos nos fazer conhecer”, exortou.
Segundo dom Eduardo, a Pastoral da Juventude precisa ampliar sua área de atuação. “A PJB deveria se fazer presente nos grupos de crismas, capacitando catequistas para não deixar os jovens se dispersarem quando concluem o sacramento. Os jovens engajados devem provocar a vocação sacerdotal para que haja mais padres conhecedores da PJ”, destacou o bispo. Ele chamou a atenção, também, para a necessidade de “estudar os documentos da Igreja que contemplam a juventude como sinal da unidade da Igreja com as pastorais da juventude”.

Homenagem e despedida
Depois da missa, os jovens homenagearam o ex-secretário da PJB, Silvano Silvero. Um pequeno filme com fotos do homenageado foi mostrado num telão. Na fala emocionada da secretária nacional da PJ, Hildete Emanuele Nogueira, os jovens expressaram “os mais sinceros agradecimentos pela garra e coragem de Silvano”. “Silvano é um irmão e um filho que volta para o seio do pai”, disse o secretário nacional da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP), Givanildo Bonfim.

segunda-feira, 26 de maio de 2008


No final de semana, de 22 a 25, a Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) realizou sua 15ª Assembléia Nacional, evento que acontece de três em três anos e reúne a Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) e Pastoral da Juventude Estudantil (PJE). Participaram 70 delegados, sendo 16 de cada PJ específica e cinco secretários das PJs dos regionais; o secretário nacional da PJB, Silvano Silvero; o assessor do Setor Juventude da CNBB, padre Gisley Gomes; o bispo referencial do Setor Juventude, dom Eduardo Pinheiro e o bispo diocesano de Registro (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom José Luiz Bertanha.
Um dos pontos tratados na assembléia foi a importância da juventude para a Igreja. “O documento 85 da CNBB, Evangelização da Juventude, é uma fonte inspiradora e um espelho para os jovens espalhados por todo o Brasil”, disse dom José Bertanha. Ele lembrou que as pastorais da juventude têm o grande desafio de se fazerem presentes junto à juventude que está por todo o país, “principalmente junto àqueles que não estão inseridos na Igreja”.
Já dom Eduardo Pinheiro disse que a “PJB é filha da CNBB” e que há uma grande expectativa dos bispos do Brasil em “resgatar um trabalho qualificado com a juventude brasileira e suas diversas organizações, inclusive com a PJB”. O bispo lembrou ainda que a Igreja sem o rosto jovem é uma Igreja desconfigurada. “Sem o rosto jovem, certamente, a Igreja não conseguiria realizar sua missão”, afirmou citando as palavras que o papa Bento XVI proferiu aos jovens no estádio Pacaembu, em maio do ano passado.


A 15ª Assembléia Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) aprovou, neste sábado, 24, seis causas comuns a serem assumidas em conjunto pela Pastoral da Juventude e pelas Pastorais da Juventude Estudantil (PJE), Rural (PJR) e do Meio Popular (PJMP). A assembléia reúne cerca de 90 pessoas desde quinta-feira, 22, em Brasília, e termina hoje.
Inspiradas no esquema das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), aprovadas em maio pela CNBB, as PJs trabalharão, no nível da pessoa, o “ser jovem e o projeto de vida do jovem”; no âmbito da comunidade, serão causas comuns: “um novo jeito de ser Igreja e o fortalecimento das PJs” e no âmbito da sociedade, fará parte da pauta da juventude o “novo modelo de sociedade e o combate à violência contra a juventude”.
Segundo o bispo responsável pelo Setor Juventude, dom Eduardo Pinheiro, essa decisão reflete o esforço das PJs de caminharem unidas. Para ele, a Assembléia revelou a harmonia que há entre as PJs. “Alegrei-me porque percebi, nesta assembléia, que há harmonia e unidade no desejo das várias PJs, especialmente quanto ao progresso de sua caminhada”, disse.
Dom Eduardo disse, ainda, que a assembléia destacou a necessidade de investir ainda mais na visibilidade da PJ. “É preciso trabalhar a sensibilização pela necessidade de dar maior visibilidade à identidade, missão e valor da PJ na Igreja e na Sociedade”, considerou.
O assessor metodológico da assembléia, padre Paulo Ricardo Cerioli, também destacou o desejo dos jovens de trabalhar em conjunto. “A novidade desta assembléia é a disposição de se fazer um trabalho em conjunto entre as PJs e tentar ser uma resposta aos clamores das juventudes que participam ou não da Igreja”, afirmou.
“A assembléia é uma forma de articular as PJs do Brasil e uma força para defender os jovens”, avalia o jovem Sidney Barbosa da Silva, da Paraíba, membro da coordenação nacional da Pastoral da Juventude Rural.
A assembléia prossegue esta manhã e outras decisões deverão ser tomadas pela PJB, como por exemplo, sua integração ao Setor Juventude proposto pelo Documento 85 da CNBB, a continuação ou não da secretaria nacional da PJB e a assessoria nacional da PJ.

www.cnbb.org.br

Secretário da CNBB celebra na Assembléia da PJB

O secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, visitou, na noite de ontem, os participantes da 15ª Assembléia Nacional da Pastoral da Juventude do Brasil (PJB), que teve início nesta quinta-feira, 22, na chácara Maracá, em Brasília (DF). Dom Dimas presidiu a missa que encerrou as atividades do primeiro dia.
Cerca de 90 jovens participam da Assembléia que foi precedida por uma vigília na noite do dia 21. Acompanham os jovens o bispo de Registro (SP) e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, dom José Luiz Bertanha; o bispo auxiliar de Campo Grande (MS), responsável pelo Setor Juventude na Comissão para o Laicato, dom Eduardo Pinheiro da Silva, e o assessor do Setor, padre Gisley Azevedo.
Segundo o assessor, uma das decisões a ser tomada pela Assembléia é se a PJB continuará ou não com a Secretaria que, atualmente, funciona na sede da CNBB, junto ao Setor. “Cada uma das PJs tem sua Secretaria. Vamos decidir, agora, se a da PJB continua ou não”, explica padre Gisley. A PJB é composta pela Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP).
A Assembléia continua até no domingo e vai discutir ainda a assessoria da PJ e sua participação no Setor Juventude.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Bento XVI nomeia novos bispos para as dioceses de Jardim e de Miracema do Tocantins

O papa Bento XVI nomeou, nesta quarta-feira, 21, o padre Jorge Alves Bezerra bispo da diocese de Jardim, no Estado do Mato Grosso do Sul, vacante há um ano. Nesta mesma data, o padre Philip Dickmans foi nomeado bispo da diocese de Miracema do Tocantins, no Estado do Tocantins, vacante desde março de 2006.
Natural de São João do Meriti (RJ), o padre Jorge Alves, 53, reside em Sete Lagoas (MG) e é mestre de noviços para a América Latina da Congregação do Santíssimo Sacramento (SSS) à qual pertence. Nascido aos 23 de abril de 1955, o novo bispo estudou filosofia na Universidade Federal do Ceará e teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP), em São Paulo. Em Roma, fez especialização em Teologia Moral na Academia Alfonsianum.
Ordenado presbítero em 10 de agosto de 1985, foi pároco da paróquia São Benedito e vigário episcopal na arquidiocese de Fortaleza (CE); vigário paroquial da catedral da Boa Viagem, em Belo Horizonte (MG); professor de Moral no Seminário Maior e pároco do Santuário de Adoração ao Santíssimo Sacramento da arquidiocese de Uberaba (MG); vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora das dores em Alfenas (MG) e secretário da Província Sacramentina.
O padre Philip Dickmans, 45, belga de Herk-de-Stad, é o vigário episcopal da Região Pastoral São Paulo da arquidiocese de Palmas (TO), área que compreende dez municípios. Ordenado presbítero em Halen (Bélgica) no dia 30 de setembro de 1990, padre Philip foi vigário paroquial na paróquia São Martino, em Genk (Bélgica). Freqüentou o Curso de Espiritualidade Sacerdotal do Movimento Focolares em Loppiano (Itália) e um curso de preparação missionária no Colégio Pró-América Latina, em Leuven (Bélgica), com o propósito de ser enviado como “Fidei Donum” ao Brasil, desejo concretizado em 1996 quando chegou a Salvador (Bahia), dirigindo-se imediatamente a Brasília onde se preparou para o trabalho na arquidiocese de Palmas (TO). Nessa arquidiocese, padre Philip exerceu as funções de pároco nas paróquias Jesus de Nazaré, Cristo Rei, Jesus Bom Pastor, Nossa Senhora, Mãe da Divina Providência, Imaculada Conceição e Divino Espírito Santo. É responsável pela reserva Indígena Xerente desde 1996.

www.cnbb.org.br

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Nota da CNBB sobre o caso da Irmã Dorothy: clamor por justiça


A CNBB manifesta indignação ética pelo resultado do Tribunal do Júri, em Belém, absolvendo, pela maioria dos votos dos jurados, o acusado de mandante do assassinato da Irmã Dorothy Stang.
O fato aumenta a preocupação da CNBB com a Vida de todos os ameaçados/as de morte no Pará, entre os quais estão nossos três Bispos: Dom José Luiz Azcona, Dom Erwin Kräutler e Dom Flávio Giovenale.
Estamos informados que o Ministério Público do Pará apelou da sentença, mostrando que o resultado do veredicto é incompatível com as provas dos autos.
Solidarizamo-nos com a Congregação Notre Dame de Namur, com os familiares da Irmã, com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) que criou o Comitê Dorothy, com a Prelazia do Xingu; e esperamos que este resultado não intimide a luta em favor da verdade e da justiça.
Pedimos a luz do Espírito Santo, nesta semana de preparação da festa de Pentecostes, para que as autoridades do Tribunal de Justiça do Pará recuperem a justiça, erradicando a impunidade que estimula a violência.
Expressamos todo nosso estímulo ao trabalho das comunidades de Anapu/PA, que continuam a missão da Irmã Dorothy, denunciando os crimes agrários e ambientais, e anunciando a esperança que não engana.
“Felizes os que promovem a Paz. Felizes os que são perseguidos por causa da Justiça”, nos diz Jesus Cristo.

Brasília-DF, 08 de maio de 2008

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus, AM
Pela Presidência da CNBB
http://www.cnbb.org.br/