quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Morre Dom Cheuiche


Faleceu às 4h30min desta quarta-feira, no Hospital de Ivoti/RS, o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Antônio do Carmo Cheuiche. No dia 9 de abril deste ano recolheu-se para tratamento de saúde no Hospital Mãe de Deus. No dia 02 de julho, foi transferido para a Casa de Repouso, anexa ao Hospital São José de Ivoti.
Ele nasceu em Caçapava/RS, no dia 13 de junho de 1927. Foi ordenado sacerdote no dia 10 de março de 1951, na Ordem dos Padres Carmelitas. Teve uma formação acadêmica profunda com qualificação em Teologia em Burgos(Espanha), jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, Filosofia e Letras pela Universidade Complutense de Madri e cursos de extensão nas universidades de Viena, Freiburg e Breisgau. Atuou muitos anos no magistério, tornando-se professor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi professor de Filosofia da Arte, e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Trabalhou também como professor de psicologia e Arte Sacra na Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição de Viamão.
Dom Antônio foi eleito bispo auxiliar de Santa Maria no dia 2 de abril de 1969. No dia 5 de maio de 1971, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre.
Em razão de sua ligação com o mundo da cultura, foi membro da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, do Pontifício Conselho de Leigos, da Pontifícia Comissão de Justiça e Paz e do Pontifício Conselho para os Não Crentes, todos organismos do Vaticano. Durante 25 anos, foi membro do Conselho Episcopal Latino-Americano(CELAM), presidindo o Departamento de Leigos, o Departamento de Não Crentes e fundando o Departamento de Cultura. Foi autor de várias obras com destaque para "Al arte por el Dolor" e Evangelización y Cultura", além de vários ensaios sobre cultura, cristianismo, inculturação e pastoral urbana.
Durante 18 anos dirigiu o Centro de Pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre, dinamizando a ação da Igreja, após o Concílio Vaticano II. No ano de 1975, junto com a Cáritas Arquidiocesana criou a Campanha Ação Natal, que foi assumida posteriormente por toda a Igreja no Brasil. Hoje, conhecida como Campanha de Evangelização. No mesmo período, criou a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas(ADCE) para atuar na evangelização do mundo empresarial. Nos últimos anos de seu episcopado, dedicou-se à pastoral com segmentos especializados da sociedade gaúcha como advogados, operários, professores e médicos, instituindo também o Movimento Parlamentar Católico.
ATOS FÚNEBRES - O velório de Dom Antonio será realizado na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. A Missa de Exéquias, presidida pelo arcebispo Dom Dadeus Grings, será nesta quinta-feira (15 de outubro), às 9h,seguida do sepultamento.

Assessoria de Imprensa
Elton Bozzetto - RP 10417
Fone(51) 9666 5592

Nenhum comentário: