quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Falecimento de nosso Fundador, Mons. Enrique Sálman

"Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá" (Jo 11, 25)

Prezados colegas e amigos, Paz e Bem!

Com o coração humano repleto de dor, mas alimentado na esperança da ressurreição, recebemos o comunicado do falecimento do Fundador dos Movimentos de Educadores Cristãos, o sacerdote chileno Monsenhor Enrique Sálman, ocorrido hoje, em Santiago, no Chile, onde estava hospitalizado.

Nossas colegas Leda Tasqueto e Marilene Coelho viajaram para acompanhar o estado de saúde do monsenhor, mas infelizmente acompanharão as exéquias.

Monsenhor Sálman era um educador nato. Durante o tempo que trabalhou no CELAM, sentiu a necessidade de organizar os educadores para a experiência da vida comunitária, donde nasceu o Movimento Brasileiro de Educadores Cristãos - MOBREC. Em contato com o saudoso Dom Ivo, organizou-se esta experiência no Brasil.

Sabemos que quem está com Deus não morre, mas passa a gozar da vida eterna. Monsenhor Sálman é mais um intercessor dos educadores no céu.

Thiago Alves Torres
Núcleo de Santa Maria

Falleció el Padre Enrique Salman Sajuria

A los 89 años, el martes 27 de octubre falleció el Padre Enrique Salman Sajuria, fundador y asesor del Apostolado Ambiental Comunidad de Educadores Cristianos, CEC. El Padre Enrique Salman fundó la comunidad en 1961. Su fin fue acompañar a los profesores en su vocación para hacerla más fecunda a la luz del Evangelio de Jesucristo. Durante todos estos años el Padre Salman ha difundido la Comunidad de Educadores Cristianos en distintos diócesis de Chile y también en algunos países latinoamericanos como Brasil, Paraguay, Colombia y Argentina. Su cuerpo está siendo velado en la parroquia San José Patrono de la Iglesia, ubicada en Onofre Jarpa 9433 La Reina (esquina de Carlos Silva Vildósola). El martes 27 de octubre se oficiará una Misa por su eterno descanso a las 16:00 horas. Sus funerales serán el jueves 29 de octubre a las 10:00 horas en la misma parroquia.

http://www.iglesiadesantiago.cl/ - acesso em 28/10/2009

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Morre Dom Cheuiche


Faleceu às 4h30min desta quarta-feira, no Hospital de Ivoti/RS, o bispo auxiliar de Porto Alegre, Dom Antônio do Carmo Cheuiche. No dia 9 de abril deste ano recolheu-se para tratamento de saúde no Hospital Mãe de Deus. No dia 02 de julho, foi transferido para a Casa de Repouso, anexa ao Hospital São José de Ivoti.
Ele nasceu em Caçapava/RS, no dia 13 de junho de 1927. Foi ordenado sacerdote no dia 10 de março de 1951, na Ordem dos Padres Carmelitas. Teve uma formação acadêmica profunda com qualificação em Teologia em Burgos(Espanha), jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, Filosofia e Letras pela Universidade Complutense de Madri e cursos de extensão nas universidades de Viena, Freiburg e Breisgau. Atuou muitos anos no magistério, tornando-se professor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde foi professor de Filosofia da Arte, e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Trabalhou também como professor de psicologia e Arte Sacra na Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição de Viamão.
Dom Antônio foi eleito bispo auxiliar de Santa Maria no dia 2 de abril de 1969. No dia 5 de maio de 1971, foi nomeado bispo auxiliar de Porto Alegre.
Em razão de sua ligação com o mundo da cultura, foi membro da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, do Pontifício Conselho de Leigos, da Pontifícia Comissão de Justiça e Paz e do Pontifício Conselho para os Não Crentes, todos organismos do Vaticano. Durante 25 anos, foi membro do Conselho Episcopal Latino-Americano(CELAM), presidindo o Departamento de Leigos, o Departamento de Não Crentes e fundando o Departamento de Cultura. Foi autor de várias obras com destaque para "Al arte por el Dolor" e Evangelización y Cultura", além de vários ensaios sobre cultura, cristianismo, inculturação e pastoral urbana.
Durante 18 anos dirigiu o Centro de Pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre, dinamizando a ação da Igreja, após o Concílio Vaticano II. No ano de 1975, junto com a Cáritas Arquidiocesana criou a Campanha Ação Natal, que foi assumida posteriormente por toda a Igreja no Brasil. Hoje, conhecida como Campanha de Evangelização. No mesmo período, criou a Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas(ADCE) para atuar na evangelização do mundo empresarial. Nos últimos anos de seu episcopado, dedicou-se à pastoral com segmentos especializados da sociedade gaúcha como advogados, operários, professores e médicos, instituindo também o Movimento Parlamentar Católico.
ATOS FÚNEBRES - O velório de Dom Antonio será realizado na Catedral Metropolitana de Porto Alegre. A Missa de Exéquias, presidida pelo arcebispo Dom Dadeus Grings, será nesta quinta-feira (15 de outubro), às 9h,seguida do sepultamento.

Assessoria de Imprensa
Elton Bozzetto - RP 10417
Fone(51) 9666 5592

Morre bispo emérito de Porto Alegre

Faleceu na madrugada de hoje, 14, aos 82 anos, de embolia pulmonar, o bispo emérito de Porto Alegre, dom Antônio do Carmo Cheuiche.
O bispo estava internado desde junho no hospital São José, na cidade gaúcha de Ivoti, após sofrer um infarto.
O corpo deve chegar por volta das 12h a Porto Alegre e segue direto para a Catedral da cidade. Uma missa de corpo presente está marcada para amanhã, às 9h, na Catedral Mãe de Deus, em Porto Alegre.
Dom Antônio do Carmo cursou Filosofia, Letras e Teologia na Espanha, e Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (PUC-RS). Foi membro da Comissão Teológica do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e conselheiro do Instituto Teológico Pastoral para América Latina (Itepal). Foi bispo auxiliar de Santa Maria (RS), de 1969 a 1971; membro da Pontifícia Comissão para os Bens Culturais da Igreja, em 1997 e bispo auxiliar de Porto Alegre, de 1971 a 2001.
Dom Antônio Cheuiche organizou também a visita do papa João Paulo II a Porto Alegre , em 1981, e fundou na capital gaúcha o Movimento em Defesa da Vida.