quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Morre o bispo emérito de Uberlândia, dom Estêvão Cardoso de Avelar

Faleceu na madrugada de hoje, 3, o bispo emérito de Uberlândia (MG), dom Estêvão Cardoso de Avelar. Seu corpo está sendo velado na catedral Santa Teresinha, no centro de Uberlândia. Missas são celebradas a cada duas horas. A última será às 20h, seguida de sepultamento do corpo na cripta da catedral.
“Dom Estêvão era um homem muito vivaz, empenhado na evangelização, na luta pela justiça e nas causas sociais em espírito de profunda fé”, disse o bispo diocesano de Uberlândia, dom Paulo Francisco Machado.
Dom Estêvão fez 92 anos no dia 4 de novembro. Nascido na cidade mineira de Três Corações, foi ordenado padre em 6 de outubro de 1946, tendo feito seus estudos de filosofia no seminário de Mariana e de teologia na Ordem Dominicana, finalizados na França.
Ordenado bispo em 26 de setembro de 1971, dom Estêvão foi bispo prelado de Marabá e de Conceição do Araguaia, no estado do Pará. Em 1978 foi transferido para a diocese de Uberlândia até se tornar emérito em 1992. Foi também vice-presidente do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo). Seu lema era "Amou-os até o fim".
Antes de bispo, dom Estêvão foi mestre de noviços; prior do Convento de Belo Horizonte (MG); prior do Convento do Rio de Janeiro (RJ); mestre de Estudantes do Convento de São Paulo (SP).
“Dom Estêvão era um grande pregador. Foi ele quem imprimiu a marca da diocese de Uberlândia”, disse dom Paulo. Mesmo com a saúde debilitada, dom Estêvão fez questão de participar, no ano passado, da posse de dom Paulo em Uberlândia. “Ele saiu da celebração aplaudido pela multidão, o que demonstra como era querido pelo povo”, completou dom Paulo.

http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=2674 - acesso em 03/12/2009
Nesta segunda-feira, dia 30 de novembro, os bispos do Regional Sul 3 e 4 da CNBB (respectivamente Rio Grande do Sul e Santa Catarina) celebraram a Eucaristia no altar junto ao túmulo de São Pedro. Dom José Mário Stroeher, bispo do Rio Grande do Sul, foi o presidente da celebração, conclamando os bispos a buscarem a unidade e comunhão. Após a celebração, os bispos foram ao túmulo de João Paulo II para um momento de oração e cantaram: “A bênção João de Deus, nosso povo de abraça”. A seguir houve uma visita ao Conselho Pontifício “Cor Unum”, que cuida da Caridade.
Também, na mesma manhã começaram as audiências com o Papa. Foram recebidos pelo pontífice, o arcebispo de Porto Alegre, dom Dadeus Grings e seus auxiliares. Dom Dadeus falou ao Papa do centenário da arquidiocese e do Mutirão de Comunicação, entre outras coisas. Logo em seguida foi recebido um grupo de bispos das dioceses gaúchas.
No próximo sábado, dia 05, os bispos dos dois regionais serão recebidos em audiência coletiva, quando o papa dará a sua mensagem aos bispos dos Regionais.

http://www.cnbb.org.br/ns/modules/news/article.php?storyid=2652 - acesso em 03/12/2009

NOTA: Dom Hélio, bispo de Santa Maria, na foto, bem na frente.